A palavra relacionada a Mindfulness (ou Atenção plena) no Budismo significa lembrar-se de estar atento e é um conceito fundamental da Psicologia Budista. As práticas de exercícios contemplativos, que nos trazem para o momento presente, está relacionada a uma busca milenar de diversas culturas a fim de alcançar um estado de maior consciência e plenitude.
No final de 1970, John Kabat-Zinn, um médico americano, desenvolveu um programa terapêutico de 8 semanas baseado em Mindfulness secular (sem caráter religioso) para a redução de estresse (MBSR). Os resultados encontrados com os participantes foram bastante significativos e, desde então, muito se tem estudado sobre o tema. Outros programas foram criados e adaptados ao redor do mundo e as evidências tem sido bastante positivas.
A abordagem centrada em Mindfulness se baseia em alguns pilares fundamentais, que são aprofundados nos programas: a Aceitação, o Não Julgamento, a não identificação com pensamentos/emoções, Auto-Compaixão, Mente de Principiante, Não fazer esforço desnecessário, Deixar ir, Gatidão. Abaixo, segue um vídeo que ilustra de forma didática e divertida o que é Mindfulness.
"O relacionamento mais intimo que teremos em nossa vida inteira
e com nos mesmos.”
Jamie Ridler